Bases neuroeducativas do papel das ilustrações: uma proposta de análise de livro didático

Palavras-chave: avaliação do livro didático, ilustrações do livro didático, neuroeducação.

Resumo

As ilustrações em livros didáticos são recursos importantes para a compreensão do estudante sobre o que elas representam. As cores, a qualidade e o nível de representação da ilustração podem facilitar ou dificultar o entendimento da sua mensagem. O objetivo desta pesquisa foi construir uma ficha de análise de ilustrações de livros didáticos com base em princípios de aprendizagem que consideram o funcionamento cognitivo relativo à atenção e à memória. Inspirou-se nos procedimentos metodológicos adotados por Silva e Fonseca (2015, 2017), que consideraram: identificar justificativas teóricas que auxiliem no entendimento da aprendizagem por meio de ilustrações; definir as categorias de análise; e testar a ficha de análise por meio da avaliação de um capítulo de livro de matemática do 1º ano do ensino médio. O referencial teórico consistiu de abordagens educativas discutidas pelas áreas da psicologia, como a Teoria da Aprendizagem Multimídia e alguns princípios que a sustentam, bem como de noções da neurociência cognitiva quanto às funções cognitivas “atenção” e “memória”. A ficha de análise se mostrou funcional, podendo ser aplicada em diversos contextos que envolvam a avaliação de aspectos gráficos em livros didáticos.

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Biografia do Autor

Kleyfton Soares da Silva, Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Campos Belos, Goiás, Brasil.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). São Cristóvão, Sergipe, Brasil. 

Laerte Silva da Fonseca, Instituto Federal de Sergipe (IFS). Aracaju, Sergipe, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (Unian). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
SOARES DA SILVA, K.; SILVA DA FONSECA, L. Bases neuroeducativas do papel das ilustrações: uma proposta de análise de livro didático. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos