Políticas educacionais e os impactos sobre processos educativos nos cursos de Pedagogia: uma análise

Palavras-chave: curso e currículo, Pedagogia, políticas públicas em educação

Resumo

Neste artigo de revisão, consideram-se as políticas públicas educacionais atinentes ao processo educativo dos pedagogos, antes e depois de seu ingresso como professores da infância na escola, e as relações com os cursos de Pedagogia em sua historicidade. Os aspectos metodológicos foram orientados por princípios de sistematização, o que implicou: a) investigação sincrética com base em pesquisa bibliográfica; b) análise dos dados produzidos com elaboração de categorias; c) síntese dialógica acerca do estudo. Desse percurso de pesquisa, resultaram duas sequências argumentativas que se complementam e expressam a questão central: a primeira aborda a Pedagogia no contexto das políticas educacionais brasileiras; e a segunda sustenta que os pedagogos são trabalhadores cuja característica da atividade advém da Pedagogia, entendida como ciência da educação, e esse deve ser o elemento principal no curso.

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Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Célia Tanajura Machado, Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Salvador, Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia, Brasil.

Mariglei Severo Maraschin, Colégio Técnico Industrial (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Dulcineia Libraga Papalia De Toni, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
20-09-2020
Como Citar
SOARES FERREIRA, L.; TANAJURA MACHADO, C.; SEVERO MARASCHIN, M.; LIBRAGA PAPALIA DE TONI, D. Políticas educacionais e os impactos sobre processos educativos nos cursos de Pedagogia: uma análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p. 18, 20 set. 2020.
Seção
Estudos