É com alegria e sentimento de dever cumprido que entregamos para leitura o 258º número da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Como não podia deixar de ser, a realidade da COVID-19 tem se feito sentir, também, na vida da equipe que editora este periódico, feito todo ele, pela primeira vez, de forma remota e graças ao trabalho em home office das editorias científica e executiva e da equipe da Coordenação de Editoração e Publicações do INEP. Se incorporamos ao nosso vocabulário, nestes tempos de pandemia, palavras novas como live, webinar e reunião remota, ensejamos também, com este número da RBEP, a reflexão sobre temas mais frequentes na vida e trabalho dos educadores, como Políticas Educacionais, Formação de Professores, Profissão Docente, Ensino e Aprendizagem, Ensino Superior e Formação Profissional e História da Educação. Assim, entregamos para leitura, ao todo, dez artigos e dois relatos de experiência, escritos por trinta e sete autores vindos de dez estados brasileiros, representando instituições de quase todas as regiões do país.