Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar

Palavras-chave: atualização de professores, educação básica, identidade profissional.

Resumo

Objetivou-se analisar o processo de constituição da identidade docente no cenário contemporâneo, problematizando: as mudanças sociais que impactam na identidade docente; as percepções de professoras da educação básica concernentes aos significados do exercício da docência atualmente; e as possíveis influências da formação continuada institucionalizada na reflexão e (re)construção identitária de professores(as). Participaram da pesquisa, de abordagem qualitativa, 19 professoras da educação infantil e do ensino fundamental, das áreas de Educação Física, Pedagogia e Artes. As estratégias de geração de dados incluíram grupo focal e observação de campo. Os dados foram analisados à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Constatou-se que a formação continuada é uma dimensão da profissão estreitamente relacionada à constituição da identidade docente, pois possibilita acompanhar as rápidas mudanças sociais em curso e, assim, fortalecer ou reconfigurar o reconhecimento social de sua função. Outro elemento integrador da formação com a identidade se revelou em espaço e tempo proporcionados pela formação para refletir e (re)construir coletivamente saberes e reinterpretações referentes ao que é ser professor(a). Evidenciou-se a urgência de ações educacionais/políticas públicas para fortalecer os laços profissionais, consolidando o coletivo docente e a noção de pertença a um grupo específico na sociedade, com uma identidade própria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bauru, São Paulo, Brasil.

Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Dagmar Hunger, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bauru, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
20-09-2020
Como Citar
ROSSI, F.; HUNGER, D. Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p. 24, 20 set. 2020.
Seção
Estudos