Autoeficácia, satisfação no trabalho, aspectos sociodemográficos e condições de trabalho de docentes-alunos do Parfor

Palavras-chave: análise de correspondência, análise fatorial, autoeficácia, professores, satisfação no trabalho

Resumo

Este artigo discute os conceitos de autoeficácia e satisfação no trabalho com o objetivo de verificar a relação entre eles, além dos aspectos sociodemográficos e das condições de trabalho na docência. Os dados foram obtidos por meio do uso de instrumentos como: 1) questionário de caracterização e 2) escalas do tipo Likert de autoeficácia e satisfação no trabalho, aplicados a 87 professores em formação, em nível de graduação, pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA), os quais atuam na rede pública de ensino em escolas localizadas nesse estado. O estudo é do tipo quantitativo, exploratório e descritivo e apresenta técnicas de análise fatorial e de correspondência. Os resultados mostraram três grupos distintos de escores fatoriais dos índices de autoeficácia e satisfação: baixa (grupo de professores com os 25% menores escores), moderada (grupo com os 50% medianos escores) e alta (grupo com os 25% maiores escores). Quanto à estatística aplicada à análise de correspondência, os resultados apontaram que houve variação em relação ao nível de autoeficácia e satisfação e que as condições de trabalho podem influenciar a satisfação no trabalho docente. Conclui-se que há associação moderada entre autoeficácia e satisfação no trabalho dos docentes investigados e que essas, ao serem cada vez mais estudadas, podem contribuir para o desenvolvimento da educação.

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Biografia do Autor

Enizete Andrade Ferreira, Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Maely Ferreira Holanda Ramos, Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento – Psicologia pela Universidade Federal do Pará. (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Edson Marcos Leal Soares Ramos, Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Andréa Lobato Couto, Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.

Publicado
20-09-2020
Como Citar
ANDRADE FERREIRA, E.; FERREIRA HOLANDA RAMOS, M.; LEAL SOARES RAMOS, E. M.; LOBATO COUTO, A. Autoeficácia, satisfação no trabalho, aspectos sociodemográficos e condições de trabalho de docentes-alunos do Parfor. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p. 22, 20 set. 2020.
Seção
Estudos