Representações sociais de trabalhadores com baixa escolaridade sobre o trabalho docente

Palavras-chave: docência, educação compensatória, representação social.

Resumo

O artigo investiga as representações sociais (RS) da docência entre os trabalhadores com baixa escolaridade (TBE) e vulnerabilidade social, pais de alunos de escolas públicas. Problematiza as RS dos TBE levando em consideração o histórico e as vinculações deles e de seus filhos com a escola pública. A fundamentação teórica das RS é a abordagem dimensional de Moscovici. Participaram da pesquisa 145 pessoas, entre desempregadas, em situação laboral instável ou informal. Das entrevistas foram retiradas as falas dos participantes sobre a escola e as representações sobre o trabalho docente. As informações foram analisadas com o auxílio do software Alceste e da análise de conteúdo. As produções discursivas sobre a docência indicam as RS idealistas como promotoras de um futuro melhor, as RS normativas como trabalho de correção e disciplinamento social e a RS de um trabalho relacional como atividade interpessoal, permeada pelo afeto e motivação dos alunos.

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Biografia do Autor

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Bruna Emilyn da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Vânia Katzenwadel de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Franciely Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Publicado
20-09-2020
Como Citar
ROSSO, A. J.; DA SILVA, B. E.; KATZENWADEL DE OLIVEIRA, V.; RIBEIRO DOS SANTOS, F. Representações sociais de trabalhadores com baixa escolaridade sobre o trabalho docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p. 23, 20 set. 2020.
Seção
Estudos