A influência das emoções no aprendizado de escolares

Palavras-chave: Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Teoria Histórico-Cultural, integração razão/ação/emoção, processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Trata-se de artigo de revisão de literatura que apresenta análises sobre o tema das emoções e da aprendizagem no desenvolvimento humano de escolares. O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão teórica sobre como as emoções influenciam processos de aprendizagem dos estudantes, levando-se em consideração os contextos nos quais estão inseridos. Parte-se do pressuposto de que a compreensão de fatores e de ambientes ecológicos que influenciam os escolares, de forma emocional, pode colaborar para a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Para o método, utilizou-se a pesquisa de cunho teórico. Foram compilados artigos das bases de dados do Portal de Periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de literaturas referentes à Teoria Histórico-Cultural e à abordagem da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. As análises das literaturas ocorreram devido à aproximação da temática das emoções e da aprendizagem. Pelos documentos selecionados, foram examinadas as relações familiares, as relações professor-estudante, as relações entre pares e situações ligadas às emoções nos ambientes ecológicos família e escola. Os resultados revelam que as relações familiares, entre professor e estudante e entre escolares exercem potencial influência sobre a aprendizagem dos estudantes. Além disso, dois conceitos mostraram-se relevantes para as discussões: a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), proposto por Vygotsky, e o modelo Pessoa, Processo, Contexto e Tempo (PPCT), desenvolvido por Bronfenbrenner.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson Carvalho Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Adolfo Antonio Hickmann, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil..

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Araci Asinelli-Luz, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Girlane Moura Hickmann, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil.

Publicado
20-09-2020
Como Citar
CARVALHO SOUZA, J.; HICKMANN, A. A.; ASINELLI-LUZ, A.; MOURA HICKMANN, G. A influência das emoções no aprendizado de escolares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p. 22, 20 set. 2020.
Seção
Estudos