O praxema no contexto esportivo: a linguagem expressa pelo corpo, a exemplo do voleibol
Resumo
O esporte configura-se como um fenômeno sociocultural de grande relevância para a humanidade, sendo uma das manifestações culturais mais difundidas socialmente, inclusive nos mais diferentes âmbitos de ensino. Como uma teoria que objetiva analisar a lógica interna das práticas motrizes, assim como das esportivas, e auxiliar em seu processo de ensino-aprendizagem, a Praxiologia Motriz caracteriza-se como uma ciência que apresenta diferentes conhecimentos. Um deles é o praxema, elemento específico do jogo, referente à linguagem corporal do jogador, que se manifesta por meio das ações motrizes, sendo uma forma de comunicação e de contracomunicação não verbal. Com base nisso, este artigo objetiva elucidar o praxema no contexto esportivo, tomando como exemplo o voleibol, e sua importância na leitura de jogo e na atuação de seus jogadores. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, de cunho exploratório, mediante a qual se constatou que a orientação e a linguagem corporal dão indícios aos jogadores sobre qual praxema será manifestado e, portanto, a intencionalidade e as ações motrizes que serão executadas em determinada situação do jogo, tanto por companheiros quanto por adversários. Consequentemente, isso os auxiliará nos processos de análise, interpretação e antecipação, bem como na leitura de jogo e na tomada de decisão dos participantes dessa modalidade esportiva.
Downloads
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.