Perfil motivacional, formas de estudo e satisfação de estudantes universitários com a vida

Palavras-chave: estratégia de aprendizagem, metodologia de ensino, motivação do estudante

Resumo

O estudo do perfil motivacional em ambientes educacionais tem sido alvo de centros de pesquisa de diversas instituições de ensino de nível básico ou superior, bem como a análise das abordagens de aprendizagem e da satisfação de estudantes universitários com a vida. O objetivo deste trabalho é identificar os perfis motivacionais, as formas de estudo e a satisfação de estudantes universitários com a vida. Trata-se de estudo descritivo quanto aos objetivos, e quantitativo quanto à abordagem do problema, com desenho transversal, analítico-observacional. Para avaliar a motivação dos estudantes, foi utilizada a Escala de Motivação Situacional (SIMS); para medir os enfoques de aprendizagem, o instrumento utilizado foi o Questionário Revisado sobre o Processo de Estudo (R-SPQ-2F); e para avaliar a satisfação com a vida, foi utilizada a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). O perfil motivacional dos estudantes se mostrou mais autodeterminado, ligado à motivação intrínseca. As abordagens de estudo foram relacionadas a motivações profundas e os estudantes se mostraram satisfeitos com a vida. Observou-se correlação positiva entre a motivação intrínseca, a abordagem de estudo de motivo profundo e estratégia profunda, e a satisfação com a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Augusto Honório, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Graduado em Medicina pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Josiane Aparecida de Jesus, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Especialista em Fitness e Personal Trainer pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Gracielle Fin, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Mestra em Biociências e Saúde pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Rudy José Nodari Júnior, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Joaçaba, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Publicado
20-09-2020
Como Citar
HONÓRIO, D. A.; DE JESUS, J. A.; FIN, G.; NODARI JÚNIOR, R. J. Perfil motivacional, formas de estudo e satisfação de estudantes universitários com a vida. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p. 16, 20 set. 2020.
Seção
Estudos