Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?

Palavras-chave: ensino da tecnologia, espaços experimentais, experimentação construtiva.

Resumo

Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção projetual e seu o papel como recurso pedagógico. Trata, mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnicoconstrutiva instituídos nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do País, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que essas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de Arquitetura localizadas em diferentes regiões do País, com entrevistas direcionadas aos principais atores que, atualmente, estão à frente da área estudada. Os dados obtidos possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos, além de questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albenise Laverde, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Cláudia Terezinha de Andrade Oliveira, Universidade de São Paulo(USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
20-09-2020
Como Citar
LAVERDE, A.; OLIVEIRA, C. T. DE A. Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p. 22, 20 set. 2020.
Seção
Estudos