Mediação pedagógica e deficiência intelectual: um estudo de caso acerca da alfabetização com o uso da comunicação alternativa

Palavras-chave: alfabetização; comunicação alternativa; deficiência intelectual.

Resumo

A alfabetização dos estudantes com deficiência intelectual ainda precisa de avanços tanto no âmbito das pesquisas na área quanto na prática pedagógica. Atualmente, existem muitos estudantes com deficiência analfabetos, não havendo, muitas vezes, um direcionamento para os processos envolvidos na aprendizagem. Os aspectos pontuados justificam a realização do estudo aqui efetuado. O objetivo da investigação foi identificar as estratégias de mediação da pesquisadora para o processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectual, com o uso de recursos de comunicação alternativa (CA). Optou-se pelo estudo de caso apoiado na abordagem metodológica da pesquisa-intervenção; a abordagem qualitativa auxiliou numa maior compreensão dos fenômenos em contexto natural de sala de aula. O campo empírico foi uma escola pública localizada na cidade de Recife, Pernambuco. Foram utilizados como procedimentos metodológicos: planejamento das intervenções e intervenções pedagógicas propriamente ditas, com recursos de CA. Os participantes foram uma criança com deficiência intelectual do ensino fundamental I; a professora da sala regular; e o agente de apoio ao desenvolvimento escolar. Diante dos achados, considera-se que a mediação pedagógica da pesquisadora foi importante no processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual.

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Biografia do Autor

Joseane Ferreira dos Santos, Secretaria de Educação do Paulista. Paulista, Pernambuco, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado
23-06-2023
Como Citar
SANTOS, J. F. DOS; FERRO CAVALCANTE , T. C. Mediação pedagógica e deficiência intelectual: um estudo de caso acerca da alfabetização com o uso da comunicação alternativa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5349, 23 jun. 2023.
Seção
Estudos