A construção do “ser professor” de Educação Física de docentes em início de carreira da rede municipal de Florianópolis-SC/Brasil

Palavras-chave: formação docente; início de carreira; Educação Física

Resumo

Este estudo qualitativo analisou o processo de construção do “ser professor” de cinco docentes de Educação Física em início de carreira da rede municipal de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Como fonte de dados, empregou-se uma entrevista semiestruturada, e a categorização dos resultados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que as experiências vivenciadas antes, durante e após a graduação são indispensáveis para o desempenho cotidiano do exercício docente. No que se refere à decisão pela Educação Física, o desejo pela docência, as experiências oferecidas pelo ambiente escolar, o gosto pelo esporte e as influências de professores e familiares são aspectos que se destacam. Já a escolha pela licenciatura considerou a intencionalidade dos professores, as trocas de experiências e a falta de clareza sobre as especificidades do curso. Relativamente às contribuições da formação inicial, foram salientadas a relevância do envolvimento com pesquisa e extensão, as experiências do estágio supervisionado e as trocas com professores do curso. O distanciamento do “chão da escola” e a frágil articulação com a licenciatura foram as principais lacunas evidenciadas. Conclui-se que a construção do “ser professor” é um processo contínuo, dinâmico, carregado de incertezas, de desafios, mas também repleto de muitos aprendizados. Como parte desse processo, é fundamental que as experiências formativas colaborem para a compreensão de que o docente é um ser intelectual.

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Biografia do Autor

Diúlia Ávila, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Ana Flávia Backes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Patric Paludett Flores, Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Manaus, Amazonas, Brasil.

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina (PPGEF-UEM/UEL). Maringá, Paraná, Brasil.

Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina (PPGEF-UEM/UEL). Maringá, Paraná, Brasil.

Publicado
27-10-2023
Como Citar
ÁVILA, D.; BACKES, A. F.; PALUDETT FLORES, P.; BRESCHILIARE, F. C. T. A construção do “ser professor” de Educação Física de docentes em início de carreira da rede municipal de Florianópolis-SC/Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5508, 27 out. 2023.
Seção
Estudos