Pedagogas iniciantes e a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a inserção profissional de professoras que atuam com a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. Ainda, objetiva compreender como professoras licenciadas em pedagogia e em situação de inserção profissional em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental mobilizam os saberes profissionais para atender às especificidades da docência multidisciplinar. Metodologicamente, orientou-se pela pesquisa com narrativa, por meio de entrevistas com sete professoras licenciadas em pedagogia. As narrativas, postas em diálogo teórico com Cruz, Farias e Hobold, Cochran-Smith, Pugas e Shulman, possibilitaram constatar que: i) a inserção das professoras enfrenta dificuldades de diferentes ordens ; ii) o acolhimento ao iniciante é uma prática negligenciada; iii) o contexto institucional somado à gravidade da pandemia de covid-19 tensionaram a docência das iniciantes; iv) o tratamento do conteúdo representa o fator de maior dificuldade para o ensino multidisciplinar na organização do trabalho pedagógico; v) o uso dos livros didáticos e das apostilas mostra-se basilar para a docência; e vi) a interdisciplinaridade aparece como caminho pedagógico.
Downloads
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.