Pedagogas iniciantes e a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental

Palavras-chave: inserção profissional docente; pedagogos iniciantes; ensino multidisciplinar; saberes profissionais; pesquisa narrativa

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a inserção profissional de professoras que atuam com a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. Ainda, objetiva compreender como professoras licenciadas em pedagogia e em situação de inserção profissional em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental mobilizam os saberes profissionais para atender às especificidades da docência multidisciplinar. Metodologicamente, orientou-se pela pesquisa com narrativa, por meio de entrevistas com sete professoras licenciadas em pedagogia. As narrativas, postas em diálogo teórico com Cruz, Farias e Hobold, Cochran-Smith, Pugas e Shulman, possibilitaram constatar que: i) a inserção das professoras enfrenta dificuldades de diferentes ordens ; ii) o acolhimento ao iniciante é uma prática negligenciada; iii) o contexto institucional somado à gravidade da pandemia de covid-19 tensionaram a docência das iniciantes; iv) o tratamento do conteúdo representa o fator de maior dificuldade para o ensino multidisciplinar na organização do trabalho pedagógico; v) o uso dos livros didáticos e das apostilas mostra-se basilar para a docência; e vi) a interdisciplinaridade aparece como caminho pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Oliveira Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
12-09-2023
Como Citar
SOUZA, L. O.; CRUZ, G. B. DA. Pedagogas iniciantes e a multidisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5565, 12 set. 2023.
Seção
Estudos