Impactos da política pública do Pibid nas trajetórias formativas de ex-bolsistas: uma revisão de literatura

Palavras-chave: Pibid; iniciação à docência; políticas públicas em educação; aluno bolsista

Resumo

Este estudo tem como objetivo averiguar os impactos da política pública do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em prol das trajetórias formativas de ex-bolsistas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva de revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Analisando-se os dados, verificou-se que foram desenvolvidas poucas teses e dissertações em relação aos impactos das trajetórias formativas dos ex-bolsistas depois de terem passado pelo Pibid. Concluiu-se que o Programa impulsionou o ingresso dos ex-bolsistas em cursos de pós-graduação, possibilitou a transição de aluno a professor, influenciou na decisão de continuarem na docência, proporcionou os ciclos reflexivos de planejamento, execução de planos de aulas, condução e postura diante de suas práticas pedagógicas e construção da autonomia e da identidade como docentes. Entretanto, observou-se que a realidade escolar se mostra diferente da atuação que os ex-bolsistas vivenciaram no Pibid, em alguns casos, sendo extremamente difícil o diálogo com outros docentes sobre a inserção e a atuação profissional. Além disso, o Programa nem sempre encaminha os sujeitos para a docência na educação básica, visto que as políticas de valorização do magistério ainda não modificaram a atratividade da carreira docente.

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Biografia do Autor

Ântony Vinícius Bartochak, Universidade Feevale. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
27-10-2023
Como Citar
BARTOCHAK, ÂNTONY V.; SANFELICE, G. R. Impactos da política pública do Pibid nas trajetórias formativas de ex-bolsistas: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5597, 27 out. 2023.
Seção
Estudos