Lógica pedagógica e pensamento reflexivo com base em John Dewey e Paulo Freire: uma mesma epistemologia, diferentes perspectivas ético-políticas

Palavras-chave: John Dewey; Paulo Freire; pensamento reflexivo; lógica pedagógica

Resumo

O artigo descreve possíveis interlocuções entre as pedagogias de John Dewey e Paulo Freire, por meio do viés epistemológico que as duas propostas apresentam. A curiosidade, nos dois autores, é impulso inicial para o conhecimento, com desdobramentos para o pensamento reflexivo e a lógica pedagógica. O encontro epistêmico entre a realidade objetiva e os sujeitos do conhecimento, juntamente com a crítica ao tradicionalismo em educação, é basilar no pensamento dos dois. Nas seções intituladas Pensamento e reflexão em John Dewey e A curiosidade epistemológica em Paulo Freire, apresentamos os argumentos principais relativos às epistemologias deweyana e freiriana para concluir que estão dentro de um viés antropológico bastante aproximado, mas diferem na perspectiva político-pedagógica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva Afonso Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Leonor Gularte Soler, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Alexandre Reinaldo Protásio, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
24-11-2023
Como Citar
AFONSO OLIVEIRA, N.; GULARTE SOLER, L.; REINALDO PROTÁSIO, A. Lógica pedagógica e pensamento reflexivo com base em John Dewey e Paulo Freire: uma mesma epistemologia, diferentes perspectivas ético-políticas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5728, 24 nov. 2023.
Seção
Estudos