Lógica pedagógica e pensamento reflexivo com base em John Dewey e Paulo Freire: uma mesma epistemologia, diferentes perspectivas ético-políticas
Resumo
O artigo descreve possíveis interlocuções entre as pedagogias de John Dewey e Paulo Freire, por meio do viés epistemológico que as duas propostas apresentam. A curiosidade, nos dois autores, é impulso inicial para o conhecimento, com desdobramentos para o pensamento reflexivo e a lógica pedagógica. O encontro epistêmico entre a realidade objetiva e os sujeitos do conhecimento, juntamente com a crítica ao tradicionalismo em educação, é basilar no pensamento dos dois. Nas seções intituladas Pensamento e reflexão em John Dewey e A curiosidade epistemológica em Paulo Freire, apresentamos os argumentos principais relativos às epistemologias deweyana e freiriana para concluir que estão dentro de um viés antropológico bastante aproximado, mas diferem na perspectiva político-pedagógica.
Downloads
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.