Tecnologias digitais e o ensino de triângulos: uma revisão sistemática da literatura

Palavras-chave: geometria; currículo; triângulos; tecnologias digitais; processo de ensino-aprendizagem

Resumo

O ensino de geometria tem passado por mudanças ao longo do tempo, principalmente com a inserção das tecnologias digitais na educação. O objetivo deste estudo é identificar e descrever como o ensino de triângulos envolvendo as tecnologias digitais e os objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta-se em pesquisas científicas. Para isso, recorre-se a uma revisão sistemática de literatura composta por dez artigos científicos selecionados nas bases de dados Scielo, Eric, Scopus, Web of Science e Latindex. Com suporte em análises verticais e horizontais, os resultados indicam uma diversidade de abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas sobre o ensino de triângulos com tecnologias digitais, além da ênfase dada às habilidades técnicas nos softwares de geometria dinâmica, como em construções elementares, ao invés da valorização das potencialidades e das especificidades oportunizadas pelos recursos digitais. Esta pesquisa contribui para o desenvolvimento profissional docente, apresentando práticas já realizadas, ao indicar integrações com os objetos de conhecimento da BNCC e ao conscientizar os professores sobre as limitações e os desafios no ensino de geometria com tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Bárbara Silva Gumiero, Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil.

Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil.

Vinícius Pazuch, Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
16-10-2024
Como Citar
SILVA GUMIERO, B.; PAZUCH, V. Tecnologias digitais e o ensino de triângulos: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5980, 16 out. 2024.
Seção
Estudos