Análise do perfil do professorado de Física do ensino médio no Brasil à luz da interseccionalidade
Resumo
Este texto apresenta uma análise do perfil do professorado de Física em exercício no ensino médio, considerando aspectos interseccionais de sexo/gênero, raça/cor e formação, em todas as regiões do Brasil. Os dados utilizados foram extraídos das pastas de microdados do Censo da Educação Básica de 2020, no formato disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até fevereiro de 2022, e tratados no ambiente de programação R. A análise emprega recursos de estatística descritiva e a discussão se desenvolve à luz do conceito de interseccionalidade. Os resultados revelam um predomínio de professores do sexo masculino e, entre os(as) que declararam raça/cor, destacam-se os(as) brancos(as). Apenas uma minoria possui Licenciatura em Física, sendo comum a formação em outras áreas. As mulheres representam uma pequena parcela dos docentes com formação específica.
Downloads
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.

















