Análise do perfil do professorado de Física do ensino médio no Brasil à luz da interseccionalidade

Palavras-chave: professores(as) de Física; ensino médio; sexo/gênero; raça/cor

Resumo

Este texto apresenta uma análise do perfil do professorado de Física em exercício no ensino médio, considerando aspectos interseccionais de sexo/gênero, raça/cor e formação, em todas as regiões do Brasil. Os dados utilizados foram extraídos das pastas de microdados do Censo da Educação Básica de 2020, no formato disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até fevereiro de 2022, e tratados no ambiente de programação R. A análise emprega recursos de estatística descritiva e a discussão se desenvolve à luz do conceito de interseccionalidade. Os resultados revelam um predomínio de professores do sexo masculino e, entre os(as) que declararam raça/cor, destacam-se os(as) brancos(as). Apenas uma minoria possui Licenciatura em Física, sendo comum a formação em outras áreas. As mulheres representam uma pequena parcela dos docentes com formação específica.

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Biografia do Autor

Maria Kamylla e Silva Xavier, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Patos, Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Doutora em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University.

Publicado
26-09-2025
Como Citar
E SILVA XAVIER, M. K.; PESSOA DE CARVALHO, M. E. Análise do perfil do professorado de Física do ensino médio no Brasil à luz da interseccionalidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6033, 26 set. 2025.
Seção
Estudos