Pedagogia colaborativa: interconexões entre formação e ação docente com vistas à inclusão
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo formativo de professores na perspectiva colaborativa e seus possíveis impactos na inclusão em Educação. Nesse sentido, o estudo articula pressupostos das áreas de formação de professores e da educação inclusiva no campo da educação especial, sob o viés da colaboração, lançando luz sobre a pedagogia colaborativa como elemento fundamental ao exercício da docência e, portanto, indispensável aos processos de formação na contemporaneidade, em oposição às lógicas individualistas e excludentes. Para isso, apresentam-se o percurso e os possíveis impactos de uma pesquisa colaborativa vinculada a um projeto de extensão, no contexto da pandemia, que envolveu 180 participantes, entre professores e graduandos, articulando formação inicial e continuada. Os dados analisados compõem as respostas de um formulário on-line de autoavaliação, aplicado ao final da formação. Os resultados apontam o potencial de transformação da Educação pela colaboração entre pares e a extrema necessidade de investimento financeiro e de formação pelo setor público, com vistas a implementar e fortalecer a rede colaborativa entre os pares, em prol da inclusão em Educação.
Downloads
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.