Pedagogia colaborativa: interconexões entre formação e ação docente com vistas à inclusão

Palavras-chave: ensino colaborativo; formação inicial e continuada de professores; pedagogia colaborativa

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo formativo de professores na perspectiva colaborativa e seus possíveis impactos na inclusão em Educação. Nesse sentido, o estudo articula pressupostos das áreas de formação de professores e da educação inclusiva no campo da educação especial, sob o viés da colaboração, lançando luz sobre a pedagogia colaborativa como elemento fundamental ao exercício da docência e, portanto, indispensável aos processos de formação na contemporaneidade, em oposição às lógicas individualistas e excludentes. Para isso, apresentam-se o percurso e os possíveis impactos de uma pesquisa colaborativa vinculada a um projeto de extensão, no contexto da pandemia, que envolveu 180 participantes, entre professores e graduandos, articulando formação inicial e continuada. Os dados analisados compõem as respostas de um formulário on-line de autoavaliação, aplicado ao final da formação. Os resultados apontam o potencial de transformação da Educação pela colaboração entre pares e a extrema necessidade de investimento financeiro e de formação pelo setor público, com vistas a implementar e fortalecer a rede colaborativa entre os pares, em prol da inclusão em Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Souza Leme, Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Monica dos Santos Toledo , Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado
14-11-2024
Como Citar
SOUZA LEME, E.; DOS SANTOS TOLEDO , M. Pedagogia colaborativa: interconexões entre formação e ação docente com vistas à inclusão . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e6049, 14 nov. 2024.
Seção
Estudos