Chá matemático: contextualizando a Matemática para integrar o conhecimento
Resumo
Neste artigo, relatamos uma experiência didática pautada no ensino por meio de projetos, a qual teve como objetivo averiguar as contribuições de práticas pedagógicas interdisciplinares para a aprendizagem e a formação integral dos alunos, sendo o público-alvo uma turma da 2a série do ensino médio integrado de uma escola pública do município de Boa Esperança, no estado do Espírito Santo. A experiência foi realizada sob a ótica de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e os dados coletados foram as produções dos alunos, as falas e as imagens registradas no diário de bordo ou no dispositivo móvel (celular). Concluímos que, em geral, o ensino por meio de projetos interdisciplinares motiva a participação dos alunos e oportuniza a prática da comunicação, a vivência da colaboração, a tomada de decisões e o desenvolvimento da criticidade, sendo as principais contribuições dessa abordagem o interesse, o engajamento e a participação ativa que desperta nos alunos.
Downloads
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.