Chá matemático: contextualizando a Matemática para integrar o conhecimento

Palavras-chave: educação básica; interdisciplinaridade; ensino por projetos

Resumo

Neste artigo, relatamos uma experiência didática pautada no ensino por meio de projetos, a qual teve como objetivo averiguar as contribuições de práticas pedagógicas interdisciplinares para a aprendizagem e a formação integral dos alunos, sendo o público-alvo uma turma da 2a série do ensino médio integrado de uma escola pública do município de Boa Esperança, no estado do Espírito Santo. A experiência foi realizada sob a ótica de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e os dados coletados foram as produções dos alunos, as falas e as imagens registradas no diário de bordo ou no dispositivo móvel (celular). Concluímos que, em geral, o ensino por meio de projetos interdisciplinares motiva a participação dos alunos e oportuniza a prática da comunicação, a vivência da colaboração, a tomada de decisões e o desenvolvimento da criticidade, sendo as principais contribuições dessa abordagem o interesse, o engajamento e a participação ativa que desperta nos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio Souza Fassarella, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). São Mateus, Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Ivani Francisca dos Santos, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio dos Santos Neves. Boa Esperança, Espírito Santo, Brasil.

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Publicado
12-06-2025
Como Citar
FASSARELLA, L. S.; FRANCISCA DOS SANTOS, I. Chá matemático: contextualizando a Matemática para integrar o conhecimento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6114, 12 jun. 2025.
Seção
Relatos de Experiência