A (re)estruturação da cultura escolar a partir da integração de crianças brasileiras e venezuelanas em escolas municipais de Boa Vista-RR
Resumo
Neste estudo, objetivamos investigar como a cultura escolar se (re)estrutura a partir da integração cultural de crianças brasileiras e venezuelanas do ensino fundamental I da rede municipal de ensino em Boa Vista, Roraima (RR). Esta análise tem como base uma pesquisa etnográfica, ocorrida nos anos de 2022 a 2024, em duas instituições municipais: escola municipal NC e escola municipal PP. Para o recorte desta escrita, utilizamos dados de escolas e alunos vinculados à rede municipal de ensino contidos no Observatório da Educação da Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR; entrevistas realizadas com a Secretária de Educação (SeSMEC) e a Secretária Adjunta de Educação (SeAdSMEC), que representam a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), assim como com os gestores das escolas PP e NC e com os professores das turmas investigadas; e relatórios de observação da escola e da sala de aula das turmas investigadas nos anos de 2022 e 2023. Por meio desses dados, organizamos a análise em três categorias: Valores, Normas e Hábitos da escola e da sala de aula. Essas categorias nos mostraram que, na cultura escolar, há (re)estruturações em maior ou menor escala em cada categoria e que elas não são atendidas, em sua maioria, em virtude da realidade das escolas. Concluímos que, no cenário imigratório, há a necessidade de, além de uma educação de qualidade (não apenas focada em resultados), uma educação inclusiva e potencializadora de saberes e valores diversos decorrentes das distintas culturas e nações que fazem parte da cultura escolar.
Downloads
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.

















