A (re)estruturação da cultura escolar a partir da integração de crianças brasileiras e venezuelanas em escolas municipais de Boa Vista-RR

Palavras-chave: cultura escolar; imigração; crianças brasileiras e venezuelanas

Resumo

Neste estudo, objetivamos investigar como a cultura escolar se (re)estrutura a partir da integração cultural de crianças brasileiras e venezuelanas do ensino fundamental I da rede municipal de ensino em Boa Vista, Roraima (RR). Esta análise tem como base uma pesquisa etnográfica, ocorrida nos anos de 2022 a 2024, em duas instituições municipais: escola municipal NC e escola municipal PP. Para o recorte desta escrita, utilizamos dados de escolas e alunos vinculados à rede municipal de ensino contidos no Observatório da Educação da Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR; entrevistas realizadas com a Secretária de Educação (SeSMEC) e a Secretária Adjunta de Educação (SeAdSMEC), que representam a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), assim como com os gestores das escolas PP e NC e com os professores das turmas investigadas; e relatórios de observação da escola e da sala de aula das turmas investigadas nos anos de 2022 e 2023. Por meio desses dados, organizamos a análise em três categorias: Valores, Normas e Hábitos da escola e da sala de aula. Essas categorias nos mostraram que, na cultura escolar, há (re)estruturações em maior ou menor escala em cada categoria e que elas não são atendidas, em sua maioria, em virtude da realidade das escolas. Concluímos que, no cenário imigratório, há a necessidade de, além de uma educação de qualidade (não apenas focada em resultados), uma educação inclusiva e potencializadora de saberes e valores diversos decorrentes das distintas culturas e nações que fazem parte da cultura escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima (UFRR). Boa Vista, Roraima, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Gabrielle Oliveira, Universidade de Harvard. Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

Doutora em Educação pela Universidade de Columbia.

Floralice Barreto Oliveira Oliveira, Universidade Federal de Roraima (UFRR). Boa Vista, Roraima, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Yasmin Gabriela da Silva Faray, Universidade Federal de Roraima (UFRR). Boa Vista, Roraima, Brasil.

Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Publicado
26-09-2025
Como Citar
BAPTAGLIN, L. A.; OLIVEIRA, G.; OLIVEIRA, F. B. O.; FARAY, Y. G. DA S. A (re)estruturação da cultura escolar a partir da integração de crianças brasileiras e venezuelanas em escolas municipais de Boa Vista-RR. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6266, 26 set. 2025.
Seção
Estudos