Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: um modelo para categorização
Resumo
Visto que o conhecimento do professor sobre o raciocínio matemático (RM) influencia diretamente suas práticas em sala de aula, a pesquisa que resultou neste artigo se desenvolveu a partir de um processo formativo destinado a professores que ensinam Matemática, o qual explorou esse tema. Assim, este texto tem como objetivo compreender as oportunidades de aprendizagem profissional (OAP) acerca do RM, seus processos e entendimentos vivenciados por uma professora participante de um processo formativo, nas etapas de planejamento, desenvolvimento e reflexão de uma aula. A natureza do estudo é qualitativa, de cunho interpretativo, e a análise incidiu sobre os momentos de interação da referida professora, durante as etapas de planejamento, desenvolvimento e reflexão sobre uma aula destinada aos anos iniciais do ensino fundamental. Foram evidenciadas diferentes OAP acerca do RM, as quais foram declaradas pela professora ou puderam ser inferidas dos dados em cada uma dessas etapas. Como resultado, foi proposto um modelo para categorização de OAP em que estas foram segmentadas em dois grupos: Conhecimento Especializado do RM e Conhecimento Pedagógico do RM, este último organizado em duas categorias – Conhecimento do RM e do ensino e Conhecimento do RM e dos estudantes. Concluiu-se que a promoção de ações formativas que privilegiam OAP em relação ao RM pode resultar em um avanço no processo de aprendizagem dos estudantes e na melhoria da proficiência na aprendizagem da Matemática.
Downloads
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.

















