Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: um modelo para categorização

Palavras-chave: ensino de Matemática; formação de professores; oportunidades de aprendizagem profissional; raciocínio matemático

Resumo

Visto que o conhecimento do professor sobre o raciocínio matemático (RM) influencia diretamente suas práticas em sala de aula, a pesquisa que resultou neste artigo se desenvolveu a partir de um processo formativo destinado a professores que ensinam Matemática, o qual explorou esse tema. Assim, este texto tem como objetivo compreender as oportunidades de aprendizagem profissional (OAP) acerca do RM, seus processos e entendimentos vivenciados por uma professora participante de um processo formativo, nas etapas de planejamento, desenvolvimento e reflexão de uma aula. A natureza do estudo é qualitativa, de cunho interpretativo, e a análise incidiu sobre os momentos de interação da referida professora, durante as etapas de planejamento, desenvolvimento e reflexão sobre uma aula destinada aos anos iniciais do ensino fundamental. Foram evidenciadas diferentes OAP acerca do RM, as quais foram declaradas pela professora ou puderam ser inferidas dos dados em cada uma dessas etapas. Como resultado, foi proposto um modelo para categorização de OAP em que estas foram segmentadas em dois grupos: Conhecimento Especializado do RM e Conhecimento Pedagógico do RM, este último organizado em duas categorias – Conhecimento do RM e do ensino e Conhecimento do RM e dos estudantes. Concluiu-se que a promoção de ações formativas que privilegiam OAP em relação ao RM pode resultar em um avanço no processo de aprendizagem dos estudantes e na melhoria da proficiência na aprendizagem da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire Favaro Lisse Trevisolli, Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Rolândia, Paraná, Brasil

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Londrina, Paraná, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Anna Flávia Magnoni Vieira, Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Apucarana, Paraná, Brasil

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Eliane Maria de Oliveira Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Cornélio Procópio, Paraná, Brasil

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado
24-11-2025
Como Citar
FAVARO LISSE TREVISOLLI, R.; TREVISAN, A. L.; MAGNONI VIEIRA, A. F.; DE OLIVEIRA ARAMAN, E. M. Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio matemático: um modelo para categorização. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6458, 24 nov. 2025.
Seção
Estudos