Experimentação decolonial em perspectivas da pesquisa-ação pedagógica: construção de caminhos para o ensino de Matemática junto a professores da educação básica
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou entender como e quais caminhos emergem ao se pensar o ensino de Matemática sob perspectivas decoloniais. A colonialidade persiste até os dias atuais, impondo paradigmas hierárquicos e subalternizando povos e culturas, conforme a Teoria da Modernidade/Colonialidade. Para confrontar as lógicas opressivas da colonialidade, é essencial uma luta contínua e insubmissa, considerando diferentes realidades, histórias e disputas sociais. Em uma ação de extensão, foi formado um grupo composto por professores da educação básica e pela comunidade acadêmica, com foco na reflexão sobre práticas pedagógicas decoloniais, o que culminou em um e-book com propostas paradidáticas para repensar acerca das práticas da educação escolar. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação pedagógica, promovendo a formação continuada dos professores e estimulando a reflexão crítica. A investigação qualitativa guiou a construção dos resultados, com base nas falas dos educadores e nos referenciais teóricos adotados. Os professores demonstraram o desejo de tornar suas práticas mais emancipatórias, apesar das inseguranças quanto ao domínio completo de determinados conteúdos. A produção coletiva da proposta didática evidencia a importância do processo colaborativo na descolonização das mentes e na contribuição para o ensino-aprendizagem.
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