Experimentação decolonial em perspectivas da pesquisa-ação pedagógica: construção de caminhos para o ensino de Matemática junto a professores da educação básica

Palavras-chave: decolonialidade; educação matemática; pesquisa-ação; ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou entender como e quais caminhos emergem ao se pensar o ensino de Matemática sob perspectivas decoloniais. A colonialidade persiste até os dias atuais, impondo paradigmas hierárquicos e subalternizando povos e culturas, conforme a Teoria da Modernidade/Colonialidade. Para confrontar as lógicas opressivas da colonialidade, é essencial uma luta contínua e insubmissa, considerando diferentes realidades, histórias e disputas sociais. Em uma ação de extensão, foi formado um grupo composto por professores da educação básica e pela comunidade acadêmica, com foco na reflexão sobre práticas pedagógicas decoloniais, o que culminou em um e-book com propostas paradidáticas para repensar acerca das práticas da educação escolar. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação pedagógica, promovendo a formação continuada dos professores e estimulando a reflexão crítica. A investigação qualitativa guiou a construção dos resultados, com base nas falas dos educadores e nos referenciais teóricos adotados. Os professores demonstraram o desejo de tornar suas práticas mais emancipatórias, apesar das inseguranças quanto ao domínio completo de determinados conteúdos. A produção coletiva da proposta didática evidencia a importância do processo colaborativo na descolonização das mentes e na contribuição para o ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Julia Pinto da Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil.

Mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC).

Eliane Costa Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab). Malês, Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Maria Candida Varone de Morais Capecchi, Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Vivilí Maria Silva Gomes, Universidade Federal do ABC (UFABC). Santo André, São Paulo, Brasil.

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado
27-11-2025
Como Citar
PINTO DA SILVA, A. J.; COSTA SANTOS, E.; VARONE DE MORAIS CAPECCHI, M. C.; SILVA GOMES, V. M. Experimentação decolonial em perspectivas da pesquisa-ação pedagógica: construção de caminhos para o ensino de Matemática junto a professores da educação básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6494, 27 nov. 2025.
Seção
Relatos de Experiência