Identidade de professores do atendimento educacional especializado: constituindo as múltiplas faces do eu
Resumo
Este texto tem como objetivo compreender a constituição da identidade de professores do atendimento educacional especializado (AEE), partindo das concepções, características e relações estabelecidas ao longo da carreira docente. O estudo, de abordagem qualitativa, evidencia parte dos resultados de uma pesquisa-formação realizada com professoras do AEE atuantes na Rede Municipal de Ensino de Caucaia, no Ceará, em formato virtual, via plataforma Google Meet. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultados, constatou-se que as concepções, características e relações estabelecidas na carreira participam intensamente da constituição identitária dos professores do AEE, sobretudo quando associadas ao processo de desenvolvimento profissional. Entretanto, as características atribuídas a esses docentes parecem ser tipificadas pelo paradigma atual da educação especial inclusiva, fazendo prescrever visões assistencialistas, caritativas e missionárias com relação à profissão. Considera-se que todas essas ideias necessitam ser superadas, em prol de uma identidade docente mais consciente e emancipada no contexto do AEE.
Downloads
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.

















