Identidade de professores do atendimento educacional especializado: constituindo as múltiplas faces do eu

Palavras-chave: atendimento educacional especializado; identidade docente; educação inclusiva

Resumo

Este texto tem como objetivo compreender a constituição da identidade de professores do atendimento educacional especializado (AEE), partindo das concepções, características e relações estabelecidas ao longo da carreira docente. O estudo, de abordagem qualitativa, evidencia parte dos resultados de uma pesquisa-formação realizada com professoras do AEE atuantes na Rede Municipal de Ensino de Caucaia, no Ceará, em formato virtual, via plataforma Google Meet. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultados, constatou-se que as concepções, características e relações estabelecidas na carreira participam intensamente da constituição identitária dos professores do AEE, sobretudo quando associadas ao processo de desenvolvimento profissional. Entretanto, as características atribuídas a esses docentes parecem ser tipificadas pelo paradigma atual da educação especial inclusiva, fazendo prescrever visões assistencialistas, caritativas e missionárias com relação à profissão. Considera-se que todas essas ideias necessitam ser superadas, em prol de uma identidade docente mais consciente e emancipada no contexto do AEE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Falcão Solon, Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Publicado
27-11-2025
Como Citar
FALCÃO SOLON, T.; FALCÃO, G. M. B. Identidade de professores do atendimento educacional especializado: constituindo as múltiplas faces do eu. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 106, n. 1, p. e6525, 27 nov. 2025.
Seção
Estudos