A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira República
Resumo
O presente trabalho busca apreender o processo de instituição e disseminação de grupos escolares ocorrido na Primeira República no Paraná, tomando como referência a identificação e a análise das edificações construídas e da sua arquitetura. Baseia-se no pressuposto de que o edifício escolar, concebido e construído para esse fim, é uma resposta histórica e geograficamente situada às demandas pedagógicas e higienistas vigentes. Materializa a arte e técnica de construir espaços, de estabelecer ordem e limites, de atender a demandas específicas, de expressar valores e de simbolizar a importância que a educação representa no período.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
16-04-2009
Como Citar
DE CASTRO, E. A Arquitetura dos Grupos Escolares do Paraná na Primeira República. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 224, 16 abr. 2009.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.