A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) continua procurandotrazer à discussão dos interessados em educação temas polêmicos e contribuiçõesde pesquisas que venham a oferecer novos elementos para reflexão quanto afatos educacionais, podendo balizar ações educativas em diferentes áreas do campoda educação.
Este número traz, como abertura, dois artigos analítico-críticos: um comfoco na discussão sobre a experiência de implementação da reforma do ensinotécnico na década de noventa e seus conseqüentes – problemática atualdemandando novos caminhos; e outro que aborda a polarização direita/esquerdanas políticas educacionais, oferecendo uma reflexão de fundo sobre cenários deações e decisões governamentais no entrechoque de posições bipolarmentedivergentes. Ambos contribuem para uma reflexão sobre posturas educacionaise seus desdobramentos, seja no campo concreto da escola, seja no âmbito dasdecisões acerca de políticas de acesso e de gestão e financiamento da educação.Na continuidade, dois artigos contribuem com pesquisas que permitem evidenciarcom dados a questão das formas de provimento de dirigentes de escolaspropiciando rediscussões sobre políticas em curso.
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