Lourenço Filho reformador da educação no Rio Grande do Sul

  • claudemir de quadros centro universitário franciscano

Resumo

A partir da segunda metade da década de 1930, o sistema educativo foi tornado objeto de reforma no Estado do Rio Grande do Sul. Esse processo alcançou condições de aparecimento a partir da nacionalização do ensino, movimento político que produziu espaços nos quais foi possível que o discurso da modernização e do aparelhamento do Estado se estabelecesse para a execução de uma reforma educacional que se instalou de forma ampla, intensa e profunda. Tal reforma se inseriu num contexto de reorganização e racionalização dos serviços de instrução pública, no âmbito do qual a população e a educação emergiram como um problema de governo. Nesse processo, destacou-se a participação de Lourenço Filho, que contribuiu, de forma proeminente, para a instalação da modernização educacional no Rio Grande do Sul.

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Publicado
16-04-2009
Como Citar
DE QUADROS, CLAUDEMIR. Lourenço Filho reformador da educação no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 224, 16 abr. 2009.
Seção
Estudos