Lourenço Filho reformador da educação no Rio Grande do Sul
Resumo
A partir da segunda metade da década de 1930, o sistema educativo foi tornado objeto de reforma no Estado do Rio Grande do Sul. Esse processo alcançou condições de aparecimento a partir da nacionalização do ensino, movimento político que produziu espaços nos quais foi possível que o discurso da modernização e do aparelhamento do Estado se estabelecesse para a execução de uma reforma educacional que se instalou de forma ampla, intensa e profunda. Tal reforma se inseriu num contexto de reorganização e racionalização dos serviços de instrução pública, no âmbito do qual a população e a educação emergiram como um problema de governo. Nesse processo, destacou-se a participação de Lourenço Filho, que contribuiu, de forma proeminente, para a instalação da modernização educacional no Rio Grande do Sul.Downloads
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Publicado
16-04-2009
Como Citar
DE QUADROS, CLAUDEMIR. Lourenço Filho reformador da educação no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 224, 16 abr. 2009.
Edição
Seção
Estudos
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