Qualidade na educação e a ideia de uma formação pública

  • Vandré Silva CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em educação, cultura e ação comunitária

Resumo

A partir da análise do uso aparentemente consensual e preponderante do termo “qualidade” no campo educacional, este artigo discute os termos de uma alegada medida da qualidade e a concepção subjacente que localiza a educação como uma prática marcada por um caráter exclusivamente utilitário ante as demandas e as necessidades de uma sociedade de consumo. A essa visão meramente instrumental, opõe-se a vocação de uma educação escolar pública que reconhece a natalidade e a iniciação no mundo humano como seu fundamento e assume a responsabilidade por esse mundo a partir de uma herança pública e comum. Nessa perspectiva, uma formação escolar pública angaria uma dupla responsabilidade: a preservação das tradições de conhecimento e formas de vida de um mundo preexistente – do qual os recém-chegados vão apropriando-se – e a possibilidade de agir politicamente sobre esse mundo, renovando-o, ao invés de a ele apenas se conformar.

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Publicado
11-12-2009
Como Citar
SILVA, V. Qualidade na educação e a ideia de uma formação pública. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 226, 11 dez. 2009.
Seção
Estudos