Abrem o número 226 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicosdois artigos que trazem elementos para a discussão da ideia de qualidadeda educação em perspectiva filosófico-conceitual-documental: umdedicado ao contexto da educação pública em geral e o outro voltado aquestões relevantes para o ensino superior.

Busca-se, no primeiro artigo, como declarado no texto, equacionarmelhor a qualidade de uma educação autenticamente pública, trazendo àreflexão o problema de uma medida de qualidade a partir dos usos desenso comum desse termo. Nesta reflexão, o autor discute o próprio con-ceito de educação na direção de pensar a finalidade da escola e suasimplicações para as práticas escolares, o que conduz ao levantamento deelementos que caracterizem uma autêntica formação pública e, em de-corrência, política, em seu sentido amplo. Na perspectiva do autor, é essesentido que propicia uma definição de qualidade capaz de contemplar erelevar o sentido da ação escolar, ao invés de restringi-la a apenas algunsde seus resultados, ainda que fundamentais.

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Publicado: 11-12-2009

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