Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação
Resumo
O texto refere-se a um dos aspectos abordados em pesquisa que buscou extrair lições da aplicação da Metodologia da Problematização em estágio curricular do curso de Pedagogia. Um dos objetivos foi verificar se era possível fazer do estágio uma espécie de iniciação científica para as alunas, visando ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa. O processo foi acompanhado e registrado pelas pesquisadoras/supervisoras. Numa investigação qualitativa de cunho exploratório-descritivo, os registros das pesquisadoras e os relatórios de estágio das alunas foram discutidos e analisados. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de integrar ensino com pesquisa em cursos de graduação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de espírito científico e para o exercício de reflexão crítica e de autonomia intelectual, aspectos relevantes na formação do professor-pesquisador.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
11-12-2009
Como Citar
VASCONCELLOS, M. M.; BERBEL, N. A.; OLIVEIRA, C. Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 226, 11 dez. 2009.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.