Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia

  • Elisabete Cardieri Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Sanny Rosa Universidade Católica de Santos

Resumo

O artigo aborda o papel da pesquisa na formação de professores por meio do relato da introdução dessa atividade como dimensão transversal do currículo no curso de Pedagogia de uma universidade privada de São Paulo. Práticas curriculares de pesquisa que valorizem o rigor científico na produção e divulgação de seus resultados devem ser estimuladas na graduação, pois vinculam-se ao perfil de um professor investigativo e atento às questões e impasses da prática cotidiana. Os resultados preliminares de uma investigação, iniciada em 2007, sobre o processo de pesquisa na graduação apontam o universo de interesse temático dos alunos e permitem levantar algumas pistas para a discussão do sentido e importância da pesquisa na formação inicial de professores nos cursos de Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
11-12-2009
Como Citar
CARDIERI, E.; ROSA, S. Processo de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 226, 11 dez. 2009.
Seção
Estudos