Os professores do sexo masculino no ensino “primário”: um “corpo estranho” no quotidiano das escolas públicas do Rio de Janeiro (Brasil) e de Aveiro (Portugal)
Resumo
Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre o professor do sexo masculino que trabalha no ensino público “primário” do Rio de Janeiro (Brasil) e de Aveiro (Portugal). O que se pretende averiguar, fundamentalmente, são os motivos e as consequências da escolha profissional desses docentes que se enveredam por uma área tipicamente relacionada ao gênero feminino, uma associação tão forte que esses professores parecem um “corpo estranho” no quotidiano das escolas públicas “primárias”. Apontamos que a presença de professores do sexo masculino na docência do ensino “primário” é uma forma de inserir as questões de gênero na educação, mostrando que existem outros temas e outras vozes que ecoam nas escolas, ou seja, indivíduos capazes de exercer essa profissão independentemente do seu sexo.Downloads
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Publicado
11-12-2009
Como Citar
RABELO, A. Os professores do sexo masculino no ensino “primário”: um “corpo estranho” no quotidiano das escolas públicas do Rio de Janeiro (Brasil) e de Aveiro (Portugal). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 226, 11 dez. 2009.
Edição
Seção
Estudos
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