Como terão percebido, certamente, os leitores, a partir deste número a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) tem novas características gráficas e editoriais. As primeiras, imediatamente perceptíveis, incluem mudança no formato, na diagramaçãodos textos e na introdução de ilustrações (para citar apenas as inovações mais evidentes). A iniciativa teve como objetivo tornar a revista visualmente mais atraente e melhorar sua legibilidade, tornando a leitura mais fácil e agradável, sem prejuízo do conteúdo dos textos publicados. Conforme foi anunciado em nota aos leitores, publicada no número anterior, as ilustrações de cada edição da RBEP, a partir de agora, estarão a cargo de alunos de Belas-Artes, Desenho Industrial e Programação Visual. Os trabalhos utilizados neste número foram elaborados por estudantes da Escola de Belas-Artes de São Paulo.
Mudanças importantes foram feitas, também, no projeto editorial da RBEP. Neste caso, procurou-se ampliar a contribuição da revista para o debate sobre a educação brasileira por meio da adoção de uma estrutura mais aberta à participação de colaboradores e à difusão da produção acadêmica na área educacional. Ao mesmo tempo, tomaram-se medidas com o objetivo de estabelecer padrões para o estilo e a apresentaçãodos textos, de maneira a, juntamente com a reforma gráfica, melhorar a legibilidade efacilitar o tratamento e a disseminação dos trabalhos. A nova estrutura inclui seções dedicadas à avaliação e às estatísticas educacionais e à divulgação das atividades do Centro de Informações e Biblioteca em Educação (CIBEC) do INEP. Com estas alterações, a RBEP incorpora o dinamismo que vem transformando o sistema educacional brasileiro. Temos certeza de que o resultado será do agrado dos leitores.
Maria Helena Guimarães de Castro
Presidente do INEP