SUMÁRIO
Editorial
Idéias e debates
- CÂNDIDO MOTTA FILHO, Significado político da escola
- OCTAVIO MARTINS, Sobre a apresentação de informações técnicas referentes à precisão e à validade dos instrumentos de medida psicológica
- PEDRO GOUVEA FILHO,E. Roquete Pinto — Antropólogo e educador
- OFÉLIA BOISSON CARDOSO,Alguns problemas do ensino da linguagem
Documentação
- CELSO KELLY, Educação popular e obrigatoriedade do ensino
- HELENA ANTIPOFF, A escola e as atividades artesanais em zonas rurais
- Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais
- XVII Conferência internacional de instrução pública
Vida educacional
- A educação brasileira nos meses de janeiro a março de 1955
- Informação do país
- Informação do estrangeiro
ATRAVÉS DE REVISTAS E JORNAIS: A. Almeida Júnior, Férias em demasia; Cândido Motta Filho, A juventude e o ensino de grau médio; Elóido Egito Coelho, Análise dos resultados da Escola Industrial de Teresina; Newton Beleza, Diretrizes para ensino agrícola
Atos oficiais
- ATOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL: Lei n.°2.470, de 28 de abril de 1955 — Dispõe sobre a Universidade Rural de Minas Gerais; Lei n.°2.503 de 4 de junho de 1955 — Concede auxílio ao Centro dePesquisas Pedagógicas para investigações sobre o desenvolvimento educacional do Brasil, e dá outras providências: Decreto n.°37.334, de 12 de maio de 1955 — Aprova o regimento do Instituto Joaquim Nabuco, do Ministério da Educação e Cultura; Portaria n.°104, de 6 de abril de 1955 — Dispõe sobre o funcionamento dos Centros de Educação Física; Portaria n.°115, de 20 de abril de 1955 — Baixa instruções relativas da realização de exames de suficiência para registro de professor de ensino secundário; Portaria n.°166 de 2 de junho de 1955 — Regimento da Campanha de Merenda , Escolar da Divisão de Educação Extra-Escolar do Departamento Nacional de Educação; Portaria n.°170, de 27 de abril de 1955 — Dá nova redação às instruções complementares n.°1, aprovadas pela Portaria n.°29, de 1º de fevereiro de 1954, que se revoga
Publicado:
01-09-1955