Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares

  • Maria Silva (UFPe)
  • Alina Spinillo (UFPe)

Abstract

A habilidade para escrever histórias foi comparada em crianças de baixa renda e de classe média alta, alunos de escolas pública e particular, respectivamente. As produções escritas foram classificadas em categorias baseadas na Gramática de História. Observou-se uma progressão na habilidade narrativa das crianças após a alfabetização, e que os anos escolares freqüentados após a alfabetização contribuem para este desenvolvimento. Entretanto, os ganhos observados entre as crianças de classe média-alta foram mais expressivos do que entre as de baixa renda. Tal diferença foi interpretada em função de fatores sociolingüísticos quanto ao contato e interação que crianças de classes sociais distintas têm com a linguagem dos textos no ambiente familiar. Palavras-Chave: escrita de histórias; crianças; escola pública; escola particular. Abstract The ability to write stories was compared in two different groups of children with different social backgrounds. All the children were literate, and in each group they varied according to the years of schooling they had attended. The written productions were analysed according to the domain of story scheme, based on Story Grammars. It was found that the ability to write stories develops even after the acquisition of written skills and that the years of schooling is an important factor in this progression. Differences were observed between the two groups: middle class children benefited more from the years of schooling than low class children whose written productions showed a low level of narrative structure. This difference was interpreted in terms of different social experiences with texts at home. Keywords: written stories; children; social class.

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Published
01-12-1998
How to Cite
SILVA, M.; SPINILLO, A. Uma análise comparativa da escrita de histórias pelos alunos de escolas públicas e particulares. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 79, n. 193, 1 Dec. 1998.
Section
Estudos