Desafios de uma rádio universitária diante do compromisso com a educação e a cidadania

  • Natercia de Souza Bukowitz

Abstract

A visita dos graduandos em Pedagogia ao estúdio da Rádio da Universidade Católica de Petrópolis tem ocorrido no contexto de aulas-passeio, prática concebida por Freinet, surgindo questões relacionadas com a possibilidade do uso pedagógico da Rádio. A inserção dos universitários levaria os ouvintes ao exercício da cidadania, hipótese do presente estudo. Situações ligadas a crenças, status e poder nos remeteram à Teoria das Representações Sociais. Apoiando-nos na Hermenêutica da Profundidade, a investigação deu-se em dois níveis: a partir dos emissores e dos receptores das mensagens. Opiniões do coordenador da emissora ermitiram, no sentido a que Thompson refere-se, identificar a ideologia subjacente à formação das representações para "cultura" e "educação". Resultados revelaram haver coerência entre conteúdos veiculados na programação e a ideologia presente na administração centralizadora da emissora. Índices de audiência assinalam a necessidade de reformulação das mensagens, reivindicação dos grupos pesquisados, em defesa de uma Rádio que promova a cidadania, difundindo a cultura e a educação. Palavras-chave: rádio; cidadania; cultura; ideologia; educação. Abstract The visit of the students to be graduated in Pedagogy to the studio of Radio UCP has been happening on the context of "journey-classes", an experience conceived by Freinet, raising questions related to the possibility of pedagogical sage of this Radio. An insertion of university students would lead its listeners to a citizenship exercise, hypothesis of this study. Situations related to beliefs, status and power remitted us to the Theory of Social Representations. Looking for methodological support in Hermeneutics of Depth, the investigation occurred in two levels: from the emitting and receptors of the messages. Opinions coming from the broadcasting station co-ordinator allowed us to identify the ideology underlying to the background of representations to "culture" and "education". Results revealed existence of logical consistency between contents spread throughout the programme and ideology that makes itself present on the centralising administration of the broadcasting station. Rates of audience points out a need of rewording messages - claimed by researched groups - in defense of a Radio that promotes citizenship, outspreading culture and education. Keywords: radio; citizenship; culture; ideology; education.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
01-12-2000
How to Cite
BUKOWITZ, N. DE S. Desafios de uma rádio universitária diante do compromisso com a educação e a cidadania. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 81, n. 199, 1 Dec. 2000.
Section
Estudos