“Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais

  • Aline Reali
  • Claúdia Reyes
  • Elisabeth Martucci
  • Maria Mizukami
  • Emilia Lima
  • Regina Tancredi
  • Roseli Mello

Abstract

Aponta alguns aspectos relacionados ao processo de construção coletiva de indicadores educacionais por professores das séries iniciais. Os dados foram obtidos por meio da realização de uma experiência de ensino e aprendizagem junto a um grupo de professores de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. Como referência para a discussão realizada, os indicadores construídos para os diferentes componentes curriculares por professoras de 4ª série do Ensino Fundamental são apresentados. Foi possível evidenciar a potencialidade dos processos de construção de indicadores educacionais, tanto no que se refere à definição de um quadro de referências sobre os conteúdos instrucionais que podem ser desenvolvidos em salas de aula, de uma ferramenta para o monitoramento do ensino promovido e das bases para a progressão continuada, conforme objetivado por aquela comunidade escolar. Foram ainda objetivados subsídios importantes para promoção do desenvolvimento profissional das professoras e para a construção do projeto pedagógico da escola investigada. Palavras-chave: indicadores educacionais; formação de professores; progressão continuada; séries iniciais. Abstract This paper aims at pointing out some aspects related to the collective construction of educational indicators by teachers. The data were obtained through teaching and learning experiences conducted by a group of teachers from a public school of the state of São Paulo. To enrich the discussion, we now present the constructed indicators for the different curricular components considering the 4th grade of primary education. It was possible to evidence the potentiality of the educational indicators construction processes for the definition of a framework to specify the curricular contents that can be taught in classrooms, of a tool to monitor pupils’ learning (Porter and Smithson, 2001) and the continued progression according to the school community. Important subsidies for the teachers’ professional development and for the construction of the school pedagogical project were also evidenced. Keywords: educational indicators; knowledge basis; teachers training; continued progression; primary school.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
01-12-2004
How to Cite
REALI, A.; REYES, C.; MARTUCCI, E.; MIZUKAMI, M.; LIMA, E.; TANCREDI, R.; MELLO, R. “Qual a base de conhecimentos que meu aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção de indicadores educacionais. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 85, n. 209-10-11, 1 Dec. 2004.
Section
Estudos