Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes
Abstract
Investigação realizada em uma das disciplinas do Programa de Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. São apresentadas definições, tipos de surdocegueira, características das pessoas com essa deficiência, um breve delineamento histórico do atendimento ao surdocego no exterior e no Brasil e quadro etiológico. Para alcançar o objetivo de identificar o que alguns professores dos cursos de Psicologia e de Pedagogia de uma universidade particular na cidade de São Paulo sabem sobre surdocegueira foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados evidenciou o desconhecimento sobre surdocegueira e sobre o significado dessa deficiência, bem como sobre a literatura específica e, como conseqüência, a ausência de informações a esse respeito aos alunos dos cursos de Pedagogia e Psicologia. Palavras-chave: surdocegueira; concepções de docentes; informações a alunos. Abstract This investigation happened during studies in the Master Program Distúrbios do Desenvolvimento at Universidade Presbiteriana Mackenzie, in São Paulo. Definitions, types, features of deafblindness and a brief history of deafblindness in and outside Brazil and etiological table are presented. The goal to identify what some teachers of Psychology and Pedagogy courses at a private university, in São Paulo city, know about deafblindness was approached by semi-tructured interview. The analyses of data made clear how little they knew about deafblindness, about the meaning of this deficiency, and about the literature specific to this subject and, consequently, their lack of information about it for use in Psychology and Pedagogy courses. Keywords: deafblindness; conceptions of teachers; students information.Downloads
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Published
29-02-2008
How to Cite
MASINI, E.; TEODORO, C.; NORONHA, L.; FERRAZ, R. B. Concepções de professores do ensino superior sobre surdocegueira: estudo exploratório com quatro docentes. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 88, n. 220, 29 Feb. 2008.
Issue
Section
Estudos
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