Tempo, saúde e docência

  • Elisabeth Villela
  • Sonia Marcos da Silva

Abstract

Investiga as implicações da intensificação do tempo na saúde e no trabalho dos professores em uma escola pública catarinense. Os significados atribuídos à docência sob a ótica da categoria tempo considera a complexidade existente na esfera microssocial do trabalho e nas relações interpessoais. Os procedimentos metodológicos envolveram observação, pesquisa documental e grupo focal. Os resultados indicam que as temporalidades inerentes ao trabalho docente se exprimem em fragmentos de tempo que se constituem fontes laborais de tensão, desdobrando-se em frustrações, angústia e dor, em virtude do tensionamento dos tempos profissional e pessoal e das dificuldades de equacioná-los com as dimensões da vida social. Por vezes, os professores demonstram indicadores de esgotamento diante da intensificação, fazendo com que os resultados sejam alcançados ao custo de danos à saúde. Palavras-chave: intensificação do tempo; saúde; trabalho docente. This work investigates the implications of time intensification in the health and in the work of teachers in a public school in Santa Catarina state. The meanings attributed to teaching under the optics of category ‘time’ consider the existing complexity in the micros social sphere of work and in the interpersonal relations. The methodological procedures involved: observation, documentary research and focal group. The results indicate that the inherent temporalities to teaching are expressed in fragments of time, which constitute labour sources of tension, unfolding themselves into frustrations, anguish and pain, due to the tension of professional and personal timing and to the difficulties to equate them with the dimensions of social life. Sometimes, teachers show signs of exhaustion due to intensification, and the results are reached by damaging health. Keywords: time intensification; health; teaching.

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Published
30-06-2008
How to Cite
VILLELA, E.; MARCOS DA SILVA, S. Tempo, saúde e docência. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 89, n. 221, 30 Jun. 2008.
Section
Estudos