Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária
Abstract
Este artigo sistematiza estudos que vêm sendo realizados no sentido de elaborar argumentos que re-afirmem a Pedagogia como ciência da educação, uma ciência dialogicamente elaborada, capaz de compreender sujeitos e ações, considerando a linguagem, a subjetividade e a historicidade implicadas nos fenômenos também. A pesquisa bibliográfica foi realizada com vistas a levantar dados sobre o tema. Procedeu-se à categorização, mediante a leitura dos sentidos mais evidenciados pelos autores lidos. Apresento, então, as sistematizações sobre a historicidade da Pedagogia, a discussão sobre ciências da educação e reflexões sobre o trabalho dos pedagogos. Esta discussão é inicial e exige, cotidianamente, ser assumida pelos sujeitos da educação. Deste modo, poder-se-á contribuir para recuperação, ao lado do lugar social da educação, também do reconhecimento dos pedagogos, e mais, da educação como preponderante para a transformação social, tão necessária.Downloads
Download data is not yet available.
Published
29-06-2010
How to Cite
FERREIRA, L. Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 91, n. 227, 29 Jun. 2010.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.