Antropologia: um desafio para a educação e o desenvolvimento humano

  • Christoph Wulf

Abstract

Objetiva contribuir para a análise da relação entre antropologia, educação e desenvolvimento humano e aborda amplos panoramas do conceito de antropologia histórico-cultural. A antropologia inclui quatro paradigmas: o processo de hominização, o filosófico, o histórico e o cultural. Tais paradigmas correspondem a duas tendências contraditórias de desenvolvimento na globalização atual: uma é direcionada à uniformização, enquanto a outra se volta aos limites desse desenvolvimento e acentua as condições de diversidade cultural. Há uma dupla historicidade e culturalidade na antropologia que surge da historicidade e culturalidade das diferentes perspectivas de pesquisadores antropológicos e do caráter históricocultural dos conteúdos e dos temas de pesquisa. A relação entre pesquisa de uma única disciplina, interdisciplinar e transdisciplinar é uma questão fundamental na antropologia. Enquanto há muitas abordagens possíveis, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, como formas de organização, são particularmente adequadas para a pesquisa no campo da antropologia. 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
24-08-2016
How to Cite
WULF, C. Antropologia: um desafio para a educação e o desenvolvimento humano. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 97, n. 246, 24 Aug. 2016.
Section
Estudos