Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais

  • Inês Bragança Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).
  • Rita Lima Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Abstract

Apresenta estudo realizado com educadores que atuam em cursos de formação profissional de nível básico oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) do Rio de Janeiro. Tem como objetivo compreender experiências provenientes de trajetórias de vida, da formação e do trabalho docente e propõe aproximações teóricas entre o campo da abordagem (auto) biográfica e o da Teoria das Representações Sociais (TRS). A pesquisa foi desenvolvida em duas unidades da Faetec, com recorte orientado para as narrativas de quatro instrutoras, duas de cada unidade. O material foi analisado com base na compreensão cênica, com enfoque nas múltiplas cenas do cotidiano de trabalho construídas pelas narradoras ao longo das entrevistas/conversas. Na trajetória das instrutoras entrevistadas, ressalta-se, inicialmente, a centralidade da atuação em área profissional específica – manicure, cabeleireira, costureira e técnica em segurança do trabalho –, apontando para, em um segundo momento, a atuação na docência. As narrativas denotam a construção cotidiana de saberes, processo que envolve aprendizagens formais e informais em suas trajetórias de vida. Os resultados reforçam a possibilidade de aproximação entre as narrativas (auto)biográficas e a TRS para a compreensão da docência na Faetec. Escutar docentes, por meio de narrativas que podem revelar identidades grupais, potencializa avanços em pesquisas tanto na área da TRS quanto nos estudos (auto)biográficos. 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
24-08-2016
How to Cite
BRAGANÇA, I.; LIMA, R. Narrativas de vida de instrutores da educação profissional como possibilidade de estudos no campo das representações sociais. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 97, n. 246, 24 Aug. 2016.
Section
Estudos