O uso de imagens como possibilidade de reflexão para licenciandos sobre a prática docente
Abstract
Trata de estudo de caso com o objetivo de ampliar as discussões sobre o uso de imagens no contexto educativo. O problema norteador da pesquisa foi: como o uso de imagens na formação inicial de licenciandos de Ciências Biológicas contribui para a reflexão e elaboração de estratégias pedagógicas que se distanciem da metodologia tradicional de ensino? Concerne a estudo de natureza qualitativa realizado com 23 estudantes de uma disciplina pedagógica de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição pública de ensino superior no estado do Rio Grande do Sul (RS). Os dados foram coletados durante a realização de três atividades propostas pelas pesquisadoras de duas fontes distintas: (1) produção escrita dos sujeitos durante a realização das atividades e (2) registro em diário de campo pelo pesquisador quanto a impressões sobre diálogos e discussões realizadas. A análise dos dados seguiu os procedimentos da Análise Textual Discursiva, da qual emergiram duas categorias: (1) imagens escolhidas pelos licenciandos e (2) concepções pedagógicas subjacentes às escolhas efetuadas pelos licenciandos. Como resultado, identificou-se uma grande valorização da metodologia tradicional pelos licenciandos ao assinalarem dificuldades para escolher imagens e para diversificar a metodologia de ensino.Downloads
Download data is not yet available.
Published
24-08-2016
How to Cite
RICHTER, L.; DE SOUZA, V.; ROSÁRIO LIMA, V. O uso de imagens como possibilidade de reflexão para licenciandos sobre a prática docente. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 97, n. 246, 24 Aug. 2016.
Issue
Section
Relatos de Experiência
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.