A constituição dos sujeitos e a produção de conhecimentos: pontuações acerca da pesquisa sobre o livro didático de história
Abstract
Discute algumas dimensões acerca da pesquisa sobre o livro didático de história e recorre como ponto de partida ao processo de constituição do sujeito que aprende e sua respectiva produção do conhecimento, não simplesmente como output do ideário desejado pelo sistema capitalista. Utilizou-se como dimensão de tratamento do objeto a pesquisa qualitativa, enriquecida por etapas procedimentais centradas em levantamento bibliográfico de literatura especializada da área. O texto conclui que no processo ensino-aprendizagem os sujeitos (educandos, educadores) não se reduzem a meros objetos, mas se constituem uma totalidade histórico-social que se manifesta dinamicamente por meio da linguagem, do contexto social, de suas experiências, construindo e ampliando suas visões de mundo dentro dessa totalidade.Downloads
Download data is not yet available.
Published
18-04-2013
How to Cite
LIMA, E. A constituição dos sujeitos e a produção de conhecimentos: pontuações acerca da pesquisa sobre o livro didático de história. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 94, n. 236, 18 Apr. 2013.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.