A presença dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná: trajetórias e pertencimentos
Abstract
Analisa as trajetórias dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná, ingressantes pelo Vestibular dos Povos Indígenas. Demonstra que a permanência desses sujeitos no ensino superior somente se faz possível mediante a efetivação de um duplo pertencimento acadêmico e étnico-comunitário. Resultado de pesquisa realizada junto aos acadêmicos indígenas, reconhece o ineditismo da experiência paranaense iniciada nesta década e sinaliza sua consolidação por meio da efetiva atuação do Estado, das universidades públicas e das comunidades indígenas.Downloads
Download data is not yet available.
Published
04-01-2013
How to Cite
AMARAL, W.; BAIBICH-FARIA, T. A presença dos estudantes indígenas nas universidades estaduais do Paraná: trajetórias e pertencimentos. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 93, n. 235, 4 Jan. 2013.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.