As políticas de discriminação positiva e a democratização das grandes escolas francesas
Abstract
Tem como objetivo analisar em que medida as políticas de discriminação positiva contribuem para o acesso e para a permanência de jovens de classes populares no ensino superior francês. Aplicamos um questionário e realizamos entrevistas com os estudantes, a fim de analisar a experiência do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), que possui um programa específico para selecionar alunos de origem popular: as Convenções Educação Prioritária (CEP). Verificamos que as CEP contribuíram para a diversidade étnica, social, cultural e territorial do Instituto, mas de forma limitada. As classes sociais favorecidas são ainda sobrerrepresentadas na seleção via CEP, mesmo que esse tipo de procedimento seja o que selecione a maior proporção de estudantes desfavorecidos do Instituto. Constatamos, também, que os alunos têm tendência a receber o “capital territorial” de sua zona geográfica.Downloads
Download data is not yet available.
Published
03-05-2012
How to Cite
DE SOUZA, J. As políticas de discriminação positiva e a democratização das grandes escolas francesas. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 93, n. 233, 3 May 2012.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.