Do sonho ao pesadelo: a pedagogia da autonomia sob suspeita

  • Manuel Barbosa

Abstract

O discurso pedagógico em torno da autonomia não é uma invenção recente, antes se prolonga nos anais da história, pelo menos a meados do século XVIII, altura em que se começaram a vislumbrar os princípios constitutivos de uma pedagogia da autonomia. Recentemente, e numa conjuntura que "obriga" as pessoas a serem autónomas, que as torna responsáveis por todos os aspectos das suas vidas, tenham ou não condições e recursos para os controlarem, esse discurso passou a ocupar um lugar de destaque nas reformas educativas, de tal modo que é hoje considerado uma nova ortodoxia da mudança pedagógica. O presente artigo arranca desta constatação e questiona se a pedagogia da autonomia não está ferida por uma série de suspeições que lhe retiram credibilidade, nomeadamente a que a associa à promoção do ideário neoliberal de indivíduo auto-suficiente. A terminar, perguntamos se ainda há lugar para a pedagogia da autonomia, não obstante as dúvidas e as perplexidades que levanta. A resposta é positiva e passa pela definição, não apenas da meta actual dessa pedagogia, o empowerment, mas também pelos princípios que a devem reger numa démarche de projectos educativos, assim como pelas tarefas de mediação e animação que cabem ao educador protagonizar. Palavras-chave: Pedagogia, Autonomia, Dúvidas e Perplexidades, Perspectivas Actuais Abstract: The pedagogical speech around the autonomy is not a recent invention; it is drawn out in the annals of history, at least since the middle of the 18th century, when it started to glimpse the constitutive principles of a pedagogy of autonomy. Recently, in a conjuncture that "compels" people to be autonomous, that makes them responsible for all the aspects of their lives, whether they have or not the conditions and resources to control them, that speech started to occupy a place of prominence in the educative reforms, in such a way that, nowadays, it is considered a new orthodoxy of the pedagogical change. The present article has its beginning in this perception and it questions if the pedagogy of autonomy is not wounded by a series of suspicions that remove its credibility, namely the one that associates it to the promotion of the neoliberal collection of ideas of the self-sufficient individual. To finish, we ask if there is still a place for the pedagogy of autonomy, notwithstanding the doubts and the perplexities that raise. The reply is positive and it passes for the definition, not only of the current goal of this pedagogy, the “empowerment”, but also for the principles that should conduct it in a démarche of educative projects, as well as for the mediation and animation tasks that the educator must carry out. Keyword: Pedagogy, Autonomy, Doubts and Perplexities, Actual Perspectives

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Published
11-02-2009
How to Cite
BARBOSA, M. Do sonho ao pesadelo: a pedagogia da autonomia sob suspeita. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 89, n. 223, 11 Feb. 2009.
Section
Estudos