Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise

  • Luiz Gomes Uniso-Universidade de Sorocaba

Abstract

O objetivo deste trabalho é propor cinco categorias para análise de materiais audiovisuais educacionais, de modo a fornecer subsídios que auxiliem o professor na escolha dos vídeos a serem utilizados em suas aulas. Para tanto, são apresentados conceitos que definem o vídeo didático como um produto específico, produzido com intenção didático-pedagógica e que considera seu contexto de recepção como sendo especialmente a escola e a sala de aula, sendo, portanto, intrinsecamente diferente dos vídeos de documentários, entrevistas, reportagens, etc.Essa diferença pode ser de ordem discursiva (Coutinho, 1997) ou técnica, além de sua intencionalidade pedagógica, como nos mostram os trabalhos de Ferrés 1996, 1998, 2001) e Cabero (2001), entre outros. Os critérios de análise propostos envolvem a linguagem audiovisual e as características pedagógicas dos vídeos didáticos.

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Published
11-02-2009
How to Cite
GOMES, L. Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 89, n. 223, 11 Feb. 2009.
Section
Estudos