Paratextos em livros de imagem selecionados para Educação de Jovens e Adultos

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, educação literária, Programa Nacional Biblioteca da Escola.

Resumo

Este artigo tem como finalidade investigar a presença de paratextos em livros de imagem do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola – Educação de Jovens e Adultos (PNBE-EJA/2014). Por meio de investigação qualitativa e analítica, são estudados elementos paratextuais de quatro títulos com base em Genette (2009). Destaca-se que a capa e a contracapa privilegiam informações sobre os autores, mas que as obras não apresentam orelhas e prefácios. Nessa perspectiva, ao examinarmos os espaços que circundam a narrativa, são apontadas contribuições de elementos paratextuais para a mediação da leitura e para a educação literária dos estudantes que retornam aos bancos escolares na classe da EJA. Destaca-se que os paratextos favorecem a interação do estudante com as obras em questão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline de Morais, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Vacaria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutoranda em Letras com bolsa auxílio CAPES/PROSUC/UCS na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto Alegre, Rio
Grande do Sul, Brasil.

 

Sérgio Haddad, Universidade de Caxias do Sul (UCS). Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em História e Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo,
Brasil.

Publicado
12-08-2019
Como Citar
DE MORAIS, C.; BROCCHETTO RAMOS, F.; HADDAD, S. Paratextos em livros de imagem selecionados para Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 255, 12 ago. 2019.
Seção
Estudos