Modelo de Enriquecimento e identificação do talento em alunos do ensino fundamental I: relato de experiência de duas educadoras

Palavras-chave: educação especial, estratégias didáticas, talento.

Resumo


O talento pode ser percebido em diferentes pessoas e em momentos históricos distintos; seu desenvolvimento depende das condições sociais e de políticas públicas. A legislação brasileira reconhece e garante os direitos à identificação e à suplementação daqueles que forem identificados com altas habilidades ou superdotação. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Modelo de Enriquecimento e a identificação do talento, ocorridas em uma escola particular do interior do estado de São Paulo, com educandos do 5º ano do ensino fundamental. Participaram 26 alunos, de ambos os sexos, e duas professoras – uma pedagoga e uma educadora musical. Foram desenvolvidos o estudo e a elaboração de um livro e de um espetáculo teatral, a partir da obra O Fantasma da Ópera. Eles ocorreram em três etapas, respaldados no Modelo de Enriquecimento (Tipos I, II, III), de Joseph S. Renzulli. A análise qualitativa foi realizada e o relato dos resultados se deu de modo descritivo. Os resultados foram bem-sucedidos com a apresentação do livro construído pelos alunos, com a apresentação teatral de O Fantasma da Ópera para o público (escola e familiares) e com a descoberta de 12 alunos com indicadores de talento. Concluiu-se que é possível realizar o Modelo de Enriquecimento, mesmo em um currículo fechado ou apostilado, mas, para tanto, tornam-se imprescindíveis a formação dos professores, um processo colaborativo de trabalho e o apoio da equipe gestora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Oliveira Koga, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, São Paulo, Brasil.

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, São Paulo, Brasil.

Publicado
27-12-2022
Como Citar
OLIVEIRA KOGA, F.; DE ARAÚJO RANGNI, R. Modelo de Enriquecimento e identificação do talento em alunos do ensino fundamental I: relato de experiência de duas educadoras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 265, 27 dez. 2022.
Seção
Relatos de Experiência